É chamada CIMPOR a indústria cimenteira localizada em Loulé, que visitámos no passado dia 11 de Novembro. O aspecto exterior da fábrica estava bem cuidado, a relva, que apesar de pouca, alegrava todo o recinto fora do edifício, a pintura limpa do mesmo mostrava a preocupação de manter um bom aspecto visual e as paredes estavam revestidas com placas de barro na zona das fábricas asseguravam, disse a Sra. Engenheira Sofia, que o som ficasse “abafado” e não se ouvisse com tanta intensidade no espaço exterior evitando a poluição sonora. O interesse em saber mais sobre a indústria cimenteira aumentou quando a Sra. Engenheira nos falou dos processos de produção de cimento, as máquinas usadas e as matérias-primas de que se servem para assegurar a qualidade do cimento e do funcionamento das máquinas. Foram tiradas dúvidas e esclarecidas algumas curiosidades.
Os responsáveis da fábrica tiveram um gesto tão simpático e antes de passarmos à fase seguinte ofereceram-nos um lanche e um papagaio. Apesar de muitos de nós não sabermos manejar um, ficamos agradecidos e lisonjeados pelo acto que tiveram.
Assim que terminámos o lanche tivemos direito a uma visita guiada à indústria, apesar de termos percorrido o recinto e termos analisado a monstruosidade das máquinas de dentro do autocarro, o entusiasmo manteve-se e acompanhámos todos a voz da engenheira enquanto ela nos explicava o funcionamento detalhado de todo o equipamento que observámos. Tivemos também oportunidade de assistir ao funcionamento da sala de computadores e das experimentações feitas em laboratório ao cimento, numa visita guiada pelo Sr. Sérgio, que manteve o nosso interesse e deixou-nos presos às suas explicações. A visita terminou por volta do meio-dia e, apesar da vontade de lá ficar e aprender mais qualquer coisa tivemos que voltar para a escola. Foi uma manhã bem passada e tenho a certeza que gostaríamos todos de lá voltar.
Liliana Freitas, 9º B
. Dia da Criança na EB 1 de...
. "Gato, gatão - poeta de p...
. Poesia na EB 1 de Escanch...
. Revelações ... Cada pétal...
. Revelações ... 2º A da EB...
. « A ambição cerra o coraç...